Rodolfo Valentino


"A morte de Valentino é uma das maiores tragédias que atingiu o mundo do cinema. Como ator, ele possuía arte e distinção. Como amigo, ele coletou carinho e admiração. Nós, que pertencemos à arte do cinema, com sua morte perdemos um querido amigo e um companheiro de grande valor.”
(Charlie Chaplin)

Rodolfo Pier Filiberto Raffaello Guglielmi, também conhecido como Rudolph Valentino, nasceu em Castellaneta na Rua Comércio 34 (agora Via Roma 116) em 6 maio de 1895, filho de Giovanni Guglielmi, Doutor em Medicina Veterinária e ex-capitão de cavalaria, e da senhora Maria Berta Gabriella Barbin, filha de um médico francês e acompanhante da Marquesa Giovinazzi. Os muitos nomes revelam alguns ingredientes que pretençia a nobreza que se misturaram em seu caráter: o sobrenome Valentino derivou de uma suposta família de "Valentina de Antonguolla" que se fundiu com um velho titulo papais com direitos de propriedade de Guglielmi, sobre as terras confiscadas perto de Martina Franca, o lugar de origem da família.

Rodolfo Guglielmi viveu até aos nove anos em Castellaneta (Provincia de Taranto, Puglia), onde frequentou os primeiros três anos da série do ensino fundamental. O engraçado è que era lembrado como feio e muitas vezes era motivo de gozação pela forma acentuada das pontas de suas orelhas.

Ele tinha onze anos de idade quando seu pai morreu, então, em seguida, teve a oportunidade de cursar um ginasio em um internato para órfãos em Perugia. Nesta escola não era um aluno modelo, e na verdade ele foi expulso por indisciplina. Em seguida, tentou entrar na Academia de Marinha em Veneza, mas foi declarado inapto para o serviço na Marinha Real por insuficiência torácica e falta visual; decidiu, no final, estudar engenharia agrícola e obteve um diploma em agente rural em Sant’Ilario de Nervi, perto de Gênova.
Mas Valentino, espírito rebelde e cidadão do mundo, não tinha nenhuma intenção de voltar a trabalhar como agricultor em Puglia (voltou ao Castellaneta com ator já famoso, só uma vez em 1923). Em 1913, queria ir para Paris, onde aprendeu a arte do tango. Não queria voltar atraz, "A Itália é muito pequena para mim", disse para Alberto, seu irmão, e embarcou em dezembro de 1913 no vapor alemão "Cleveland" para a América, sua grande aventura.
          
Em Nova York, Rudolph Valentino para viver começou a fazer tudo. Encontrou o musico Domenico Savino que achou para ele um trabalho como garçom no Maxim's Atlantic; aqui se tornou um “taxi-dancer”, até a dançarina Bonnie Glass queria ele como parceiro. Mais tarde, ele mudou-se para São Francisco, onde participou de um musical; quando a empresa se dissolveu tornou-se representante de vinhos, com o sonho de comprar uma fazenda para viver com sua mãe, que infelizmente morreu em 1918 na França. A São Francisco encontrou o ator Norman Kerry, que o convenceu a ir para Hollywood. O trabalho no cinema era difícil: primeiro, apareceu como bêbado, depois como mendigo, apache, e só depois ganhou papéis de um certo peso, mas sempre como um vilão.

Em 1921, dirigido por Rex Ingram, interpretou "Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse", onde dançava o famoso tango com Alice Terry: foi um triunfo. Com o "The Sheik" (1921), de George Melford, foi consagrado estrela e Rudy (apelativo de Rodolfo) se tornou uma lenda do cinema; o triunfo continuava em "Sangue e Areia" (1922) por Fred Niblo. Depois de "O jovem Rajah" (1922) de Phil Rosen, que porem não foi bem sucedido, ele partiu para uma viagem à Europa e depois recuperou a glória em outros filmes como "Monsieur Beaucaire" (1924) com Bebe Daniels, "Cobra", "A aguia"(1925) com Wilma Banki e, finalmente," O Filho do Sheik ", sempre com o Banki e dirigido por George Fitzmaurice.

O filme foi projetado em 9 de julho de 1926; em 23 de Agosto do mesmo ano, Rudolph Valentino morreu em Nova York.

Em 1895 o cinema nasceu com Rudolph Valentino, em 1926, o ano da sua morte, acabava a era do cinema mudo.

Rodolfo Guglielmi chegou em Hollywood em 1917 e até 1920, ele apareceu em pelo menos 17 filmes, interpretando personagens menores. O jovem Guglielmi, que assumiu o pseudônimo de Rudolph Valentino, empersonou bandidos e uma variedade de típicos personagens obscuros, mas nenhum de seus primeiros filmes foi muito importante. Em "Alimony" (1918), Valentino conseguiu ser notado, e mais tarde fez a parte de um playboy Giulio em uma ambiciosa produção de Rex Ingram, "Os quatro cavaleiros da Apocallise" (1921), onde Rudy revelou uma grande versatilidade e a capacidade de alterar expressão realmente surpreendentes: assim começou o seu triunfo.

Valentino foi dirigido por Rex Ingram, um dos maiores diretores do cinema mudo de Hollywood, tambem no filme "A Comédia Humana" (1921), tirada de "Eugenie Grandet", de Honoré de Balzac. Em 1921 Valentino cancelou seu vínculo com a Empresa Metro, que considerou ele só uma moda, e passou para a trabalhar na Famous Players-Lasky , mais conhecida como Paramount, rodando o filme "The Sheik" (1921), que marcou o início da lenda. "The Sheikh" é um filme que, sem o erotismo e arte cênica de Valentino, poderia ser considerado completamente um despercebido, ao contrário desencadeou um entusiasmo sensacional entre as mulheres, e uma onda de ciúme e inveja entre os homens. Estas reações foram muito útil para o estúdio de produção que aproveitou a oportunidade para lançar Valentino em outros quatro filmes em 1922, dos quais apenas "Sangue e Areia" era digno dele.

A ascensão de Valentino era tão curta e rápida que nos dois primeiros anos de popularidade interpretou nove filmes. Houve, no entanto, uma pausa de dois anos, quando ele e sua esposa, Natacha Rambova, brigaram com a casa de produção para o fato de que Valentino foi usado muitas vezes em filmes de pequeno valor, assim, desperdiçando seu talento.

Valentino retornou às telas em 1924 em um filme, "Monsieur Beaucaire", que Rambova tinha editado as cenas e a direção. O filme não foi muito apreciado, porque era de um gosto muito refinado para Hollywood, mas Valentino foi capaz de mostrar ironia e um humor delicioso. Seus últimos três filmes foram rodados após a quebra definitiva com a Paramount e dos três, os dois últimos foram o final de sua carreira. Valentino se separou de Rambova, e depois em 1925 com a empresa " United Artists ", que também fizeram parte Charlie Chaplin e Griffith David, interpretou "A Águia Negra", com a excelente direção de Clarence Brown. O roteiro do filme, estraordinariamente engraçado, era de Hans Kräly, escritor de filmes brilhantes, e dirigidos por Ernst Lubitsch. No filme "O Filho do Sheik" (1926) Valentino foi dirigido novamente por um bom diretor, George Fitzmaurice, mas quando o filme entrou em todas as telas Valentino já estava morto.

Além da lenda, além dos desmaios das mulheres e o ódio dos homens que despertaram, Rudolph Valentino era um otimo ator de filme mudo, um profissional experiente com uma vasta gama de possibilidades de interpretação e com bom conhecimento dos seu trabalhos, em costante profundidade. Pouco depois de sua morte, nasceu o filme sonoro. Provavelmente Valentino, que tinha uma voz agradável, falava Inglês, italiano, francês e espanhol, teve a tenacidade e inteligência do self-made man e, como a Garbo, iria enfrentar facilmente a tempestade de som.

Rudolph Valentino morreu em 23 de agosto de 1926 às 12h10 de peritonite no Polyclinic Hospital, em Nova York, depois de oito dias de sofrimento devido a uma operação de emergência para úlcera gástrica e apendicite. No anúncio de sua morte, duas mulheres tentaram o suicídio fora do hospital; em Londres, uma menina envenenada-se na frente da foto autografada de Rudy, e um mensageiro do Ritz em Paris foi encontrado morto em uma cama coberta com imagens do ator.

Enquanto o corpo de Valentino foi solenemente exposto ao Campbell Funeral Home, as ruas de Nova York tornou-se o palco de um delirio coletivo que nunca aconteceu antes: uma multidão de cem mil pessoas faziam um grande alvoroço para dar uma última olhada para o grande amante.

Quando seus restos mortais foram transferidos para ser enterrado no Tribunal dos Apóstolos do Memorial Park Cemetery, em Hollywood, Rudy Vallee, um cantor da época, sussurrou uma canção comemorativa em todas as radios dos EUA: "Há uma nova estrela na céu esta noite, Rudy Valentino." Valentino ator, uma lenda viva, estava morto. E assim a lenda começou a proliferar post-mortem. Os peregrinos fizeram do seu túmulo uma segunda Meca; um túmulo que ainda está sempre adornada com tributos florais. No aniversário de sua morte apareceu uma procissão de mulheres em luto. Em De Longre Parque foi erguida em sua honra uma estátua (unica erguida em Hollywood para uma estrela de cinema) chamada de "Ispiração".

Nos anos seguintes, uma mulher misteriosa, velada de preto, continuou a colocar flores em seu túmulo no dia do aniversário da morte do ator. Embora muitas são professadas como "Mulher em Preto", ninguém foi capaz de provar a verdade de suas palavras, e este número ainda está envolta em mistério. Mistério que lançou uma espécie de tradição, ainda viva até agora, que vê várias figuras femininas envoltas em preto para levar flores no túmulo de Valentino.

Great lover”, um grande amante na tela, amante fiel, não apenas irresistível, no entanto, na vida privada, porém alguns até mesmo acreditavam ser homossexual.

A verdade é que em Valentino foi bem desenvolvido o desejo Mediterrâneo de um curso domestico ordinado e confortável. Para desespero de colunistas da epoca Valentino não frequentava muito as festas, ele não era um bêbado, não era um efeminado, apesar da acusação de ser um "pincel de pó-de-rosa". Sua vida era desprovida desses escândalos sensacionais e que foram os protagonistas outras estrelas. Apenas um escândalo surgiu após um breve casamento (durou apenas um mês) com a atriz Jean Acker, apaixonou-se por Natacha Rambova, (pseudonimo de Winnifred Shaughnessy, filha de um magnata da indústria de cosméticos, dançarina e designer de talento raro ) e se casou com ela em maio de 1922, antes de haver formalmente concluído o divórcio com sua ex-mulher, por isso ele foi injustamente acusado de bigamia.

A Rambova teve uma influência significativa sobre Valentino: desprezando o falso mundo de Hollywood e o popular cinema americano, pediu-lhe para brigar com estúdios diversos, obrigou-o a viver tão extravagante que para ela parecia apropriado para uma estrela de cinema; encorajou o seu interesse pelo espiritismo, para que Valentino publicasse um livro de poemas ditados do além por seu guia espiritual, o nativo americano "Pena Preta."

A carreira de Rodolfo Valentino nas telas durou apenas seis anos, mas a fascinio magnético que exercitava sobre as mulheres ao redor do mundo sobreviveu a sua morte prematura; o culto de Valentino também criou raízes em um tempo em que as mulheres em geral, e os EUA em particular, estavam longe de ser disposto a submeter à dominação dos homens . A combinação de todos estes paradoxos confronta-nos com o mistério de como e por que este homem tornou-se uma estrela conhecida em todo o mundo e objeto de admiração apaixão de milhões de mulheres que nunca teria tentado o seu abraço ou os seus beijos. "Quem é você, senhor? Eu não sei o seu nome. ", pergunta a dançarina para o Sheikh que encontrou sob a lua perto do templo no último filme de Valentino. "Eu sou aquele que te ama", é a resposta. "Não é o suficiente?".

Um dos aspectos menos conhecidos de Valentino foi talvez a sua grande cultura. A sua biblioteca era cheia de livros, exemplares unicos e obras de arte em uma variedade de idiomas. Durante uma de suas viagens à Itália várias vezes entrou em contato com os mais importantes escritores da época (D'Annunzio sobre tudos) e compôs vários poemas.
"O que me importa se ele me mata? Desde Rodolfo me reconheca e me segura em seus braços mais uma vez, eu vou morrer feliz! Vou pedir-lhe um beijo, apenas um beijo , depois, que venha a morte! "






























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